segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Educação Ambiental

Hoje, transformados em Elsas, Homens Aranha, Mulher Maravilha, Vampiro, Princesa,... e tantas outras personagens maravilhosas, assistimos a uma sessão sobre Educação Ambiental, apresentada pelo senhor Sérgio da Porto Editora.

Falámos de resíduos e dos vários R que devemos conhecer e respeitar.

Nós preocupámo-nos muito com o ambiente e o cuidado com os resíduos, é uma dessas preocupações. Aproveitamos materiais e reutilizamos muitas coisas, dando-lhes geralmente novas utilidades. Quando não conseguimos reutilizar, usamos os ecopontos corretos para separar esses resíduos.

Durante a apresentação  fizemos um jogo, colocando resíduos representados em cartões nos ecopontos corretos. Não tivemos qualquer problema em fazer tudo direito!

No fima havia um Quiz e respondemos muito depressa, sem errar! O senhor Sérgio ainda teve tempo de colocar um novo jogo.. No fim deu-nos os parabéns e disse que fomos a turma mais rápida que teve até hoje a concluir as tarefas!

Aprender a cuidar do Planeta até pode ser divertido! 

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Matemática divertida

 A Matemática pode ser bem divertida!

Na nossa turma somos sustentáveis e sabemos cuidar do Ambiente. Às vezes fazemos coisas bem interessantes, reaproveitando materiais! 

A professora aproveitou umas amostras de madeira que nós ajudamos a limpar, tirando uns autocolantes, e escreveu um algarismo em cada uma. 

Com estas placas começamos a fazer um jogo para descobrir números. A professora dava-nos umas pistas e tínhamos de descobrir o número, ordenando os algarismos. Logo no dia em que criámos os cartões, experimentámos o jogo.

As pistas eram apresentadas, inicialmente, numas tiras de papel mas, como temos muitas, muitas placas, a professora escreveu as pistas numas espátulas de madeira que são mais resistentes,  e podemos jogar sozinhos no recreio. Cada um recebe 3 ou 4 "cartões" e vai criando os números conforme as pistas dadas. Fazemos isso em grupo no recreio e é uma boa maneira de trabalhar a matemática pois analisamos se todos os números apresentados estão corretos.

Há umas placas maiores que têm íman e estão sempre afixadas no quadro branco. Agora aproveitamos a Roda da Sorte do painel interativo para selecionar quem vai jogar.

Para não haver muito barulho, a correção da tarefa é feita por cada um com os polegares (para cima ou para baixo).

                               

Estas são algumas das pistas:

- Sou o maior número par de 3 algarismos.

- Sou o menor número de 2 algarismos.

- Sou o maior número ímpar de 3 algarismos

- ...

Há muitas espátulas, com várias pistas, e surgem muitos números pois cada um tem algarismos diferentes. Temos de corrigir a resposta de cada colega, por isso, trabalhamos bem a matemática!

A matemática pode  ser mesmo divertida!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Investigadores de flores

 Hoje continuámos a investigar a diversidade nas camélias.

Desta vez não observámos fotografias mas sim flores.

Tínhamos uma caixa cheia de camélias que colocámos nas paletes do recreio.

Observámos primeiro as folhas e concluímos que são todas idênticas. A professora arrancou folhas de várias camélias e depois de baralhadas, seria difícil voltar a colocá-las na camélia de onde as retirou porque têm a mesma cor e as mesmas formas e é difícil distingui-las.

Usámos vários critérios depois para agrupar as camélias: a cor, o tamanho, a forma ou feitio, o tamanho.


 Reparámos também que numas era muito fácil ver o pólen

mas numa em especial, era mesmo impossível de tantas pétalas que ela tinha. Ficámos curiosos para saber se as abelhas a procuram pelo pólen!

 

A diversidade não apareceu só em flores de plantas diferentes. Conseguimos ver num mesmo pé uma camélia completamente cor-de-rosa, mais fechada, e outra aberta, matizada com cor-de-rosa e branco, 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Há camélias e camélias

Continuamos a explorar a diversidade dentro das espécies e hoje observámos com muita atenção as fotografias que enviámos.

Verificámos que a japoneira não é uma árvore muito alta. Algumas eram até bem baixinhas e estavam carregadas de flores. 

As folhas parecem todas iguais. Para confirmar, amanhã vamos tentar trazer camélias com folhas.

Nas flores vimos muita variedade de formas e cores. Há camélias grandes, com poucas pétalas, outras com muitas pétalas, parecendo uma rosa, outras com um botão fechado no meio das pétalas abertas.

Nas cores encontrámos branco, rosa claro, rosa escuro, vermelho, umas lisas e outras manchadas de várias cores.

Conseguimos então concluir que há variedade dentre das camélias!

Às vezes até há flores diferentes na mesma planta!


Mais uma vez, a Xana lançou um desafio: tentar contactar criadores de cães, de gatos ou de camélias para nos ajudarem na nossa investigação.  O Pai do Dinis cria cães de caça, por isso, já temos quem nos fale desse grupo!

Amanhã vamos observar mais ao pormenor as camélias que trouxermos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Camélias e diversidade

A semana passada estivemos a explorar a diversidade dentro de duas espécies, os gatos e os cães. Conseguimos ver como os cães ou os gatos conseguem ser tão diferentes e percebemos que existe diversidade dentro de uma espécie.

Na mensagem que foi sendo criada com as fotografias dos cães e gatos lá de casa, foi nos feito um desafio com este comentário da Xana:

"Tanta diversidade!!! O Darwin ía adorar ver toda esta diversidade! Que bela prendinha de anos está turma lhe deu! Obrigada meninos!! E nas plantas, será que também há diversidade dentro das espécies de plantas?"

Para  poder responder a este desafio, foi escolhida uma planta muito bonita que conseguimos ver com muita facilidade, a camélia.

Vamos então perceber se também há diversidade nas plantas, observando os registos!