Hoje, em Dia da Árvore e Dia da Poesia, tivemos uma experiência nova na sala e durante todo o dia explorámos o livro "Cem sementes que voaram".
Já tínhamos lido este livro o ano passado numa saída de campo mas podemos lê-lo mais uma , mais duas vezes, que vamos sempre descobrir coisas novas! Desta vez havia um roteiro que íamos preenchendo, respondendo a tarefas colocadas pelo Bibliolab.
Depois de ouvir mais uma vez a história, trabalhamos o texto e algumas das expressões que lá surgiam, falámos de expressões e de emoções explicando-as e justificando as nossas escolhas, trabalhámos a matemática com situações problemáticas, colocámos questões e levantámos hipóteses sobre factos sobre a disseminação das sementes que vamos tentar responder mais tarde.
A ajudar-nos nas tarefas, para além da professora, tínhamos a bióloga Xana e a Dra Sofia do Bibliolab.
Quando estávamos a lanchar, tivemos uma surpresa! Da crisálida que a Leonor tinha trazido há dias, tinha saído uma borboleta! Na hora do recreio, depois de a ternos identificado numa aplicação, com a ajuda da Xana, libertámo-la! Quando ela voou fomos a correr atrás dela, muito excitados!
Quanto ao livro e aos problemas que ele nos fez levantar... lá voltaremos mais tarde!
Sem comentários:
Enviar um comentário