segunda-feira, 21 de março de 2022

Cem sementes que voaram

Hoje, em Dia da Árvore e Dia da Poesia,  tivemos uma experiência nova na sala e durante todo o dia explorámos o livro "Cem sementes que voaram".

Já tínhamos lido este livro o ano passado numa saída de campo mas podemos lê-lo mais uma , mais duas vezes, que vamos sempre descobrir coisas novas! Desta vez havia um roteiro que íamos preenchendo, respondendo a tarefas colocadas pelo Bibliolab.

Depois de ouvir mais uma vez a história, trabalhamos o texto e algumas das expressões que lá surgiam, falámos de expressões e de emoções explicando-as e justificando as nossas escolhas, trabalhámos a matemática com situações problemáticas, colocámos questões e levantámos hipóteses sobre factos sobre a disseminação das sementes que vamos tentar responder mais tarde.

A ajudar-nos nas tarefas, para além da professora, tínhamos a bióloga Xana e a Dra Sofia  do Bibliolab. 

Quando estávamos a lanchar, tivemos uma surpresa! Da crisálida que a Leonor tinha trazido há dias, tinha saído uma borboleta!  Na hora do recreio, depois de a ternos identificado numa aplicação, com a ajuda da Xana, libertámo-la! Quando ela voou fomos a correr atrás dela, muito excitados! 


É sempre uma emoção assistir a estas transformações!

Quanto ao livro e aos problemas que ele nos fez levantar... lá voltaremos mais tarde!

Sem comentários:

Enviar um comentário