O título da mensagem de hoje é enorme porque o dia foi mesmo muito preenchido!
Hoje assinalámos o Dia de Aulas ao Ar Livre, o Dia Eco-Escolas e o Eco-Freguesias com uma exposição com alguns dos trabalhos que temos feito na escola. A Junta de Freguesia colaborou connosco no transporte e na montagem do material.
Os nossos trabalhos, representando um bocadinho do que se faz na escola pelo Ambiente, estão ao lado do cravo gigante que lá colocámos no 25 de abril. Até ao dia 22, quem quiser poderá visitar a exposição.
Os colegas do 3.º e do 4.º ano abriram a exposição porque tiveram uma visita ao CICLO.PT, o Centro Interpretativo do Ciclo do Linho Orgânico.
Nós ficámos pela escola neste dia muito especial de Aulas ao Ar Livre! Gostamos muito deste dia pois trabalhamos em grupo e fazemos atividades diferentes, sempre fora da sala!
Os grupos foram criados na aplicação. Recebemos a prancheta com o guião e, no recreio, fomos resolvendo as tarefas individuais. Às vezes pedíamos ajuda aos colegas do grupo, claro!
Usámos os sentidos para explorar a natureza e o espaço, criámos adivinhas, trabalhámos as medidas e as formas, fizemos descobertas, desenhámos na terra e fizemos um jogo em que uns eram morcegos e outros toupeiras.
A meio da manhã, depois do lanche, ainda tivemos tempo para apresentar mais umas improvisações, desta vez com o tema das plantas. Usámos o recreio coberto que estava muito agradável porque estava fresco.
Depois do almoço concluímos as tarefas de grupo mesmo antes de uma atividade que aguardávamos ansiosos, o Bioblitz Parque das Serras. Com a bióloga e investigadora Joana Marques ficámos a conhecer melhor os líquenes.
Já sabíamos que são uma associação de um fungo com uma alga, que podem ter várias cores e aparecer em diferentes superfícies, e que são sensíveis à poluição e por isso nos indicam a qualidade do ar,e que crescem apenas uns milímetros por ano.
Hoje ficámos a saber que existem cerca de 20 000 espécies diferentes de líquenes e que são uns dos primeiros seres vivos do planeta, que são mais antigos ainda que os dinossauros. Aprendemos ainda que se reproduzem por um "pó", os esporos, que se espalha com o vento.
Na nossa saída de campo conseguimos ver 6 espécies diferentes!
o evernia, mais trabalhado, que entra na composição de perfumes, o colorido gema de ovoe o bonito barba-de-velho que parece mesmo uma barba.
Depois de observar a parte de baixo escura, com uns pelos que ajudam o líquen a segurar-se à planta, ficámos a saber que podemos transplantar um líquen, fixando-o num tronco.
Durante a atividade, com as lupas próprias que a Joana tinha e com as nossas da escola, pudemos ver os líquenes ao pormenor.
No fim da atividade, já na sala, conseguimos acompanhar no painel interativo a exploração que a professora faziam com o telemóvel nos bocados de ramos com líquenes que apanhámos. A Joana ia explicando o que víamos.
Houve ainda tempo para perguntas e repostas e ficámos quase especialistas em líquenes!
Depois do lanche, fomos para a tarefa de desenho de paisagens no chão.
Tivemos depois os 5 minutos habituais para organizar uma dramatização para amanhã, a propósito das abelhas.
Mesmo a acabar o dia, no recreio, fizemos o divertido jogo do morcego e das mariposas: no meio da roda que fizemos, havia um "morcego" de olhos vendados e umas mariposas que se deslocavam fazendo barulho com uns sininhos ou com palmas.
Voltámos à sala para pegar nas nossas coisas e ainda deu tempo para apresentar mais alguns teatros de sombras.
Neste dia espetacular só faltou mesmo o banho de mangueira! Vai ter de ficar para outro dia porque faltavam dois colegas e não era justo fazer isso sem eles!
Gostámos muito deste dia!
Dia maravilhoso que tivemos! Ainda bem que aproveitaram ao máximo!
ResponderEliminar