sexta-feira, 20 de maio de 2022

Semana do Ambiente - dia 5 -Dia da Abelha

A Semana do Ambiente terminou com um dia dedicado às ABELHAS.
Este dia celebra-se desde 2018 e o seu objetivo é reforçar a importância das das abelhas e alertar para o seu número cada vez menor. O dia 20 de maio foi escolhido como uma homenagem ao esloveno Anton Jansa, nascido em 1734 e considerado o pai da apicultura moderna. 
Em Portugal, existem mais de 700 espécies de abelhas! Parece que só conhecemos uma espécie porque quando as desenhamos elas são sempre às riscas pretas e amarelas, mas afinal há muitas outras formas de as desenhar, dependendo da espécie!
Podem aqui neste guia da Revista Wilder conhecer 5 das 700 espécies.
                                                                            Wilder
Na sala falámos mais uma vez da importância das abelhas  para a continuidade da vida na Terra. Elas são essenciais para a biodiversidade ao serem responsáveis pela polinização. Sem elas, não há vida na Terra!
O Homem é o principal responsável pela diminuição do número de abelhas. O uso de pesticidas, por exemplo, pode levá-las à extinção. 
Será que podemos fazer alguma coisa para mitigar esta situação? Sim! Para proteger as abelhas devemos semear flores para aumentar a diversidade de espécies nativas nos nossos jardins; devemos evitar pesticidas e herbicidas, substituindo-os por produtos naturais e devemos comprar produtos locais sustentáveis.

Todos os dias formamos grupos aleatórios para as improvisações e hoje o tema, como não podia deixar de ser, foi as abelhas. Nas nossas apresentações falámos da produção do mel, do seu papel como polinizadores, do medo que algumas pessoas ainda têm delas, das suas relações com os outros seres vivos, da forma de as proteger...

Mesmo a acabar o dia, a Maria Beatriz fez uma apresentação sobre as abelhas e o ciclo do mel, com a ajuda das fotografias que a mãe enviou. Em cada fotografia havia um pormenor que ela destacava, por exemplo, o fato usado pelos apicultores, o facto de as abelhas terem o corpo coberto de pequenos pelos, a existência da abelha rainha que põe os ovos que vão dar origem às abelhas operárias, como é feita a seleção da abelha rainha, como se acalma as abelhas,...
A Beatriz disse que, quando o enxame acha que aquela rainha já não está a fazer um bom trabalho, as abelhas juntam-se e fazem uma espécie de revolução e expulsam a rainha. O enxame divide-se em vários e as abelhas fogem. A isso chama-se "enxamear". Quando isso acontece e o pai da Beatriz está por perto, consegue salvar o enxame, apanha-o e reparte-o por várias colmeias.
De manhã, na improvisação do seu grupo, a Beatriz já tinha usado a ideia do "fumigador" como um instrumento para acalmar as abelhas. 
A Beatriz sabe tudo sobre a vida no apiário!  Um dia pode tomar conta das abelhas da família sem problemas!
“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”
Albert Einstein

Sem comentários:

Enviar um comentário