terça-feira, 14 de junho de 2022

De mãos na massa

Hoje tivemos uma atividade nova, um workshop de culinária de cerca de 30 minutos com o Rafa Kitchen que deu para trabalhar matemática, português e estudo do meio do princípio ao fim! 

Como estamos sempre a dizer na sala, a matemática está em todo o lado, por isso, começámos logo a trabalhá-la aqui. 

A professora começou por perguntar quantos folhadinhos íamos fazer, já que o Rafa tinha cortado a massa folhada em 5 filas e 6 colunas. Respondemos 30 sem hesitar! Perguntou-nos depois quantos folhadinhos sobrariam pois estávamos 22  e respondemos logo 8. A professora brincou e disse que esses seriam para ela pois não tinha sentido alguns receberem 2 e outros só um. Claro que toda a gente disse logo que isso não era justo!

Fomos depois às salsichas. A professora perguntou como se representava a porção que estava a ser colocada em cada retângulo e respondemos logo 1/2.  Perguntou a seguir quantas salsichas seriam precisas e respondemos logo 15, metade de 30. Já na sala vimos que as salsichas vêm em latas de 6, 8 ou 10, e pensámos quantas seriam necessárias para cada situação. A professora perguntou ainda que cuidado tínhamos de ter com a lata das salsichas e dissemos logo que era ver o prazo de validade, comentando, depois de o ver, que tínhamos mais de 1 ano para as comer.

Passámos aos queques de chocolate. A professora disse para estarmos atentos porque tínhamos de escrever a receita no fim. Quando nos perguntou que tipo de texto seria esse, soubemos logo responder "instrucional". O Rafa disse que queria depois a receita.

Trabalhámos depois a estimativa, tentando calcular quantos queques poderíamos fazer com aquela massa e arranjamos expressões numéricas para representar a disposição das formas nos dois tabuleiros (3X4 + 2X4 +3). Mais tarde, na sala, comparámos as nossas estimativas com o valor exato e comentámos a nossa margem de erro. Apesar de sermos muitos, demorámos o  tempo previsto para cada grupo, o que provou que o nosso ritmo de trabalho foi ótimo! 

Na sala, em conjunto,registámos as receitas. Não esquecemos nada e até quisemos referir o corte de 6X5 da massa folhada, mesmo depois de a professora dizer que não seria muito importante. O Dinis passou as receitas para uma folha e ilustrou-as no fim, indo oferecê-las ao Rafa. Ele agradeceu, dizendo que estavam muito bem e que as ia partilhar no Facebook.  

Gostámos muito de fazer os folhadinhos e os queques, mas sobretudo,  de os comer depois! Estavam deliciosos! 

Agora vamos experimentar as receitas em casa!

Obrigado,  Rafa!










Sem comentários:

Enviar um comentário