segunda-feira, 13 de junho de 2022

Muitas, muitas sementes e um novo desafio!

 A Gabriela ontem tinha enviado uma fotografia de uma vagem de mimosa com 12 sementes mas hoje trouxe uma que encontrou depois com 15 sementes! É mesmo assustador este número!

Para termos a noção do seu tamanho, a professora usou uma esferográfica para comparação.



Sabemos que as invasoras são uma das maiores ameaças à biodiversidade e quando vemos uma mimosa com sementes, ficamos mesmo assustados e temos ainda mais certeza de que este é um grave problema e muito difícil de resolver!

Na mensagem de ontem no blogue a Xana colocou uma questão que nos leva a mais um desafio:

- "Será que o número de sementes é o que torna esta espécie invasora? Ou será que as nossas espécies autóctones também têm tantas sementes?"

 A resposta a este desafio só poderá ser trabalhada no próximo ano letivo, quando as autóctones tiverem os seus frutos, mas começámos já a levantar as nossas hipóteses.

Houve quem dissesse logo que as autóctones também produziam muitas sementes mas a professora fez-nos lembrar a imagem da mimosa que estudamos, que estava completamente coberta de vagens, o que até lhe dava uma cor acastanhada e não verde.

Pensámos depois nas nossas saídas de campo que aproveitámos para recolher sementes... 

Será que os pinheiros também estavam cobertos de pinhas como a mimosa de vagens?

Será que os carvalhos também se cobrem quase completamente de bolotas?

Todos concordámos que vemos algumas pinhas caídas no chão ou presas nos pinheiros, mas nunca a cobrir completamente os ramos!

E nos carvalhos e nos sobreiros, comentámos que, se dessem semente em quantidade parecida com as mimosas, tínhamos de vir carregados de bolotas, o que não é verdade!

No próximo ano temos já um desafio para continuar a explorar este problema!

Sem comentários:

Enviar um comentário