Ontem, 16 de outubro, assinalou-se o Dia da Alimentação.
Hoje trabalhámos uma nova atividade, o debate. Metade da turma defendia a alimentação saudável, a outra metade defendia os doces e alimentos processados e a professora era o moderador.
Fazendo uma coisa a que estamos muito habituados, improvisando, fomos defendendo as nossas opiniões. Claro que quem defendia a comida não saudável sabia que estava a dizer disparates, mas usava todos os argumentos possíveis para defender a sua posição.
No fim, fizemos um resumo do debate, relembrando o que é uma alimentação saudável e qual a sua importância.
Em grupo fomos então imaginar uma conversa entre um órgão do nosso corpo e o António, um rapaz que não tinha uma alimentação saudável. Foram sugeridos o coração e o cérebro e, por votação, escolheu-se o primeiro.
Mensagem do coração
O António adorava comer...doces, guloseimas, pizzas e hamburgueres. Recusava-se a comer legumes, fruta e sopa, nem pensar!
Uma noite, acordou com uma voz:
- Cuidado, António! A tua alimentação não está saudável!
- Quem está a falar? - perguntou o António.
- Sou eu, o teu coração! - respondeu a voz.
- O que queres de mim? - questionou o rapaz - O que te interessa o que eu como?
Meio zangado, o coração exclamou:
- Interessa-me e muito, porque o meu bem estar e o de todos os órgãos do teu corpo, depende do que tu comes!
- Como assim? - perguntou o António.
- Os refrigerantes, os doces, os açúcares, os alimentos processados, aumentam o teu colesterol, por exemplo, e podem causar doenças muito graves! Os teus dentes ficam estragados, engordas, não consegues mexer-te e até podes sofrer bullying.
- Não sabia disso! - sussurrou o rapaz.
- Ainda vais a tempo de mudar! - disse o coração - Prefere a água para beber, come muitas saladas, sopa, ou seja, respeita a Roda dos Alimentos, faz muito exercício, e vais ver que ficas bem e até recebes elogios!
Sem comentários:
Enviar um comentário