Hoje associamos dois dias distintos mas que estão muito ligados, o Dia Nacional das acessibilidades e o Dia Mundial do Combate ao Bullying.
O Dia Nacional das Acessibilidades existe desde 2020, na sequência de uma Petição Pública, criada pela Associação Salvador. Esta data pretende sensibilizar-nos para a importância de quebrar barreiras para os portadores de deficiência.
Começámos o dia a assistir a uma Palestra inspiracional online, dada por um Embaixador da Associação Salvador, que nos contou a sua história e falou dos desafios que encontra no seu dia a dia.
Saímos depois da sala e fomos verificar se a nossa escola estava preparada para receber alguém com limitações. Comentámos que lá fora existe um espaço para estacionamento e uma rampa ao lado, temos rampas para acesso ao campo de jogos e temos o elevador para o 1.º andar. Se não pudermos usar o elevador, temos a saída de emergência da biblioteca.
Ao voltar à sala, colocámo-nos em pares.Um fechou os olhos a simular uma deficiência visual e fez o percurso agarrando-se no braço do colega que funcionou como guia. Percebemos que o dia a dia deve ser muito difícil para quem se desloca sozinho por locais novos!
Associámos depois este dia ao Dia Mundial do Combate ao Bullying, comentando que muitas vezes as pessoas com deficiências devem sofrer Bullying por serem diferentes. Falámos da importância de respeitar e ajudar essas pessoas.
Fizemos um registo no quadro com as principais ideias:
- É importante que todos se desloquem em segurança
- Os espaços devem ser adaptados às dificuldades
- É preciso respeitar os espaços adaptados (lugares de estacionamento, lugares para sentar,...)
- É importante haver informação em vários tipos: texto escrito, escrita braille, língua gestual , áudios,...
- Temos de respeitar as pessoas portadoras de deficiência a ajudá-las.
Sem comentários:
Enviar um comentário