Hoje, 24 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Ciência.
O objetivo deste dia é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento, destacar personalidades da ciência e da investigação, colocar desafios para o futuro e motivar o gosto pela ciência, sobretudo nos mais jovens.
O Plano de Atividades Ambientais da Câmara Municipal de Paredes propôs às Eco escolas do concelho o projeto "Dois palmos de Ciência", que prevê a organização de uma atividade científica mensal. A nossa escola foi a primeira a responder ao desafio!
No primeiro ano, quando falámos sobre os cientistas, dissemos que eram umas pessoas que trabalhavam com tubos de ensaio, que trabalhavam com tubos de ensaio, e até que eram despenteados!
Entretanto fomos aprendendo que um cientista ou investigador faz muito mais do que isso, que trabalha muitas áreas de investigação, por vezes nem precisando de laboratório, como nós imaginávamos.
A nossa escola preparou então atividades para este dia que continuarão a ser desenvolvidas para poder abranger todas as turmas. Temos duas investigadoras que nos vão falar durante o ano de Ciência e de investigação.
A Investigadora Xana Sá Pinto, que já conhecemos dos nossos trabalhos do Bibliolab, já começou ontem com o 2.º ano, com a atividade "Borboletas da Floresta amarela", trabalhando a seleção natural e o impacto das alterações ambientais nas espécies. Hoje foi a vez do 4.º ano participar numa atividade sobre a linha da vida e a história da vida na Terra.
Nós recebemos a investigadora Juliana Alves, madrinha do Dinis, com uma atividade sobre o DNA. Falámos de células, aprendemos que o DNA é o código da vida, que está presente em todas as formas vivas definindo as suas características, que define o sexo de uma pessoa, ... Aprendemos que os vírus que vivem como parasitas, não têm o DNA junto, no núcleo, e por isso podem não ser considerados seres vivos.
Entretanto transformamo-nos em investigadores e fizemos extração do DNA da banana. Seguindo as instruções do texto, fomos realizando o processo, com a ajuda da investigadora. A Eduarda foia primeira ajudante porque tinha trazido para este dia uns óculos de laboratório. Na sala temos batas e a investigadora Juliana deu-nos luvas, por isso, estávamos vestidos a rigor!
Durante a experiência fomos ouvindo as explicações e ficámos a saber que o detergente servia para destruir a gordura da membrana do DNA e que o sal ajudava a acelerar o processo. por exemplo
Este dia assinala também a publicação da teoria de Darwin "Sobre a origem das espécies através da seleção natural", em 1859. Com este trabalho, Darwin tornou-se um dos cientistas mais combatidos da época.
Já conhecemos Darwin do 1.º ano pelo trabalho que fizemos, e hoje, no fim do dia, começámos a explorar o livro que a Xana ofereceu à escola.
Adoramos estas atividades!
Sem comentários:
Enviar um comentário