terça-feira, 29 de novembro de 2022

Uma manhã de partilha

 Hoje a nossa manhã foi bem diferente do habitual!

Mesmo antes de almoço, depois de todas as outras turmas terem participado, fomos até ao pavilhão onde um grupo de colegas da Escola Básica e Secundária da Sobreira, acompanhados de professores, nos esperava para uma atividade nova para nós. Fomos aprender a jogar boccia. Esta atividade foi organizada pela EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva).

O Boccia é uma modalidade para atletas com paralisia cerebral e/ou outras disfunções neurológicas e tornou-se uma modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque. 

Neste jogo que pode ser disputado de forma individual, a pares  ou por equipas. são atiradas umas bolas de couro, seis azuis e seis vermelhas, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “jack” ou bola alvo. Nós atirámos as bolas com a mão mas é permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio (calhas) para atletas com dificuldades de movimentos. 

As bolas são bem pesadas mas, mesmo assim, às vezes passavam pela bola branca e continuavam caminho! Era preciso muita concentração e pensar bem na força a aplicar para a bola se aproximar o mais possível da bola branca.

Enquanto um grupo jogava Boccia, outro fazia um percurso que implicava saltar a um pé ou pés juntos, caminhar sobre uma mesa e saltar no fim, chutar uma bola à baliza,.... Todos puderam realizar as duas atividades.

Os nossos colegas e os professores estavam muito atentos ao que fazíamos e iam dando instruções e ajudando quem precisava.

No fim   demos um grande abraço coletivo, agradecendo aos nossos colegas a partilha! 
Gostámos muito desta atividade! Se tivéssemos aquelas bolas poderíamos treinar mais! Pode ser que seja possível improvisar umas!

Sem comentários:

Enviar um comentário