quinta-feira, 27 de abril de 2023

Uma boa notícia - Concurso "Uma aventura"

É tão bom quando o nosso trabalho é reconhecido! Quando começamos um trabalho deste género não estamos a pensar num prémio. Preocupámo-nos em trabalhar a escrita de uma forma criativa, aplicando vocabulário diversificado, trabalhando temas que nos dizem algo. Fazemos isto em trabalho colaborativo, tendo o trabalho final a marca de cada um.
Não estamos a pensar no prémio mas é muito bom quando uma mensagem nos diz que fomos um dos premiados na nossa categoria no trabalho de texto original!
Esta história já tinha dado para uma dramatização dos pais para a turma e da turma para o pré escolar na Semana da Leitura, já estava bem viva, mas agora ganhou outro valor!
Um dia destes vai andar por aí nas mãos de alguém a nossa história dentro de um livro!

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Concurso Autores Digitais

Respondemos a um novo desafio, desta vez, o de criar um livro digital com uma história criada por nós, partindo de temas trabalhados na Cidadania. Como não chegámos a um consenso, trabalhámos todos os temas sugeridos e falámos de amizade, de respeito, de integração, de interculturalidade, de Educação Ambiental, de Sustentabilidade...

Ainda no 2.o período começámos a elaborar o texto e a criar as personagens e os cenários, com colaboração da família, como pretendia o regulamento.

Esta semana gravámos a narração e hoje o livro foi montado e enviado.

Agora vamos esperar o resultado, mas, claro, achámos que o nosso livro merecia ganhar!

Fica aqui a história de um novo amigo, o Pavlo.

Book titled 'Um novo amigo'


sábado, 22 de abril de 2023

Dia Mundial da Terra

A 22 de abril assinala-se o Dia Mundial da Terra.

Este dia foi criado através de uma resolução  da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de abril de 2009 e apela à união pelo planeta, para a conservação de seus ecossistemas em todos os continentes e oceanos.

Nesta 53.ª edição, apesar de não ser dia de aulas, também quisemos dedicar um bocadinho do nosso tempo à Terra.




sexta-feira, 21 de abril de 2023

Plogging Challenge Portugal e Global Action Days


É cada vez mais urgente ajudar o planeta!

Falámos muitas vezes de ambiente e sustentabilidade, de alterações climáticas, de invasoras, de biodiversidade, de ameaças ao equilíbrio dos ecossistemas,... Na atividade da Galp falámos de transição energética, de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  e do compromisso de ter uma Europa sustentável até 2030. Todos os dias podemos ter pequenos gestos que fazem a diferença mas há dias em que todos somos chamados a agir. 

Hoje respondemos a dois desafios, o Plogging Challenge Portugal que consiste numa caminhada com apanha de lixo, e o Global Action Days que se vai realizar entre 20 e 30 de abril e que nos propõe cinco ações para ajudar o Planeta.

Para formar os grupos de trabalho, usámos a aplicação habitual, depois de ter explorado um pouco a matemática, imaginando as expressões numéricas para a criação de grupos de diferente número de elementos. Já no recreio iniciámos a tarefa com o preenchimento da ficha.

Fomos caminhando no monte ao lado da escola e, com luvas e pinças, recolhemos os resíduos que encontrámos, separando-os em sacos para plástico, vidro, papel e indiferenciados. Estes sacos vão juntar-se aos recolhidos pelos colegas das outras turmas para contagem e pesagem.

Durante a caminhada fomos observando a Natureza e identificando com guias de campo e aplicações em telemóvel, algumas espécies.

Para a primeira ação do Global Action Days, Mergulho na Natureza, sentámo-nos, fechámos os olhos e tentámos explorar o que nos rodeava, sons e cheiros. O barulho dos veículos perturbava um pouco a nossa concentração mas conseguimos distinguir pelo menos três espécies de aves. A aplicação identificou a milheirinha, o tentilhão, o verdilhão e a rola-de-colar. Houve uma identificação muito estranha, o Pavão-real, assinalada também como suspeita pela aplicação.  Ontem, de manhã, no recreio da escola, já tinha sido feita essa identificação! Aqui está um mistério para investigar!

Comparámos esta identificação com a que a professora fez de manhã e constatámos que, para observar aves, é melhor sair logo de manhã.

De olhos bem abertos e atentos, observamos com mais atenção à nossa volta. Nas flores, a cor predominante era o amarelo e havia muitas espécies diferentes. Pudemos também 0bservar muitas flores brancas, cor-de-rosa e roxas.

Encontrámos uma lagarta que tentámos identificar com os guias de campo mas não conseguimos ter a certeza da identificação.

Aprendemos a fazer uma estimativa da altura de uma árvore usando o "olhómetro" e o Zé Pedro, como unidade de medida. Ele encostou-se às árvores,   nós, afastados, usando o polegar e o indicador, fechando um olho, vimos quantos "Zé Pedros" a árvore tinha. Deu-nos 4 medidas, Multiplicamos a altura arredondada do Zé Pedro para 150cm (ele mede 145cm, mas arredondámos à dezena) por 4 e obtivemos uma estimativa de 6 metros para o pinheiro e e 7,5 metros para o sobreiro.

A chuva apareceu em pequenas pingas que logo se transformaram numa chuvada que nos obrigou a voltar à escola.
Voltámos à escola e estivemos a explorar algumas das fotografias que tirámos, relacionando-as com a matemática. A professora apresentou uma fotografia e pediu-nos para imaginar que  ela não tinha visto o que era e lhe darmos dicas para ela a desenhar, Dissemos logo que era branca e que tinha o centro amarelo. A professora começou a desenhar no quadro e, de propósito, desenhava mal, para nos obrigar a dar características mais objetivas e que não deixassem dúvidas. Desta maneira pôs-nos a falar de linhas retas e curvas, horizontais e verticais, paralelas, de formas geométricas, a comparar o tamanho da camada central e da camada exterior de pétalas usando frações, ,... Ao desenhar as asas chegámos à ideia de simetria e de eixo de simetria,...
Para explorarmos simetrias, ainda estivemos a fazer experiências com tinta. Gostámos tanto desta atividade que a vamos repetir logo que possível!

Na próxima semana vamos tentar continuar a atividade pois há ainda muito para limpar e para investigar! 

domingo, 2 de abril de 2023

Dia Internacional do Livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se a 2 de abril, data do aniversário de Hans Christian Andersen, um  escritor infantil. O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado desde 1967.

O objetivo desta data  é incentivar a leitura dos mais novos e salientar a importância dos livros infantis no processo de educação.

Em cada ano a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Dia internacional do livro infantil
 apresenta um cartaz. O cartaz deste ano é da autoria da ilustradora Ana Ventura, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2022.

O cartaz deste ano pretende transmitir a ideia de que um livro é uma raiz para a vida, alimenta-a e dá-lhe os nutrientes para a diversidade, tal como as palavras dão vida aos sonhos de cada um. 



Também o IBBY internacional (The International Board on Books for Young People) convida anualmente um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. Este ano da responsabilidade da Grécia, o texto é da autoria de Vagelis Iliopoulus e o cartaz de Photini Stephanidi.

Para assinalar esta data, ficam aqui alguns dos trabalhos feitos no âmbito da Semana da Leitura a propósito do livro e da leitura.