segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Dia da Alimentação

Hoje é Dia da Alimentação 

Esta data foi criada em 1981 para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e tem como objetivo pôr-nos a refletir sobre este tema, pensando na situação no mundo inteiro. 

Depois de falarmos sobre a importância de uma alimentação saudável e de termos refletido sobre a situação crítica em muitas partes do mundo, sobretudo agora com situações de guerra e de catástrofes naturais, fomos elaborar um abecedário da alimentação em conjunto. Para algumas letras tínhamos muitas palavras, outras obrigaram-nos a ir ao dicionário pesquisar, mas o nosso abecedário ficou completo.


ABECEDÁRIO DA ALIMENTAÇÃO

A é a água, porque faz falta, eu trago-a

B é a berinjela que além de boa, é bela

C é a castanha que no outono se apanha

D é o dióspiro, se é azedo, até suspiro!

E é a ervilha que no teu prato brilha

F é a framboesa que embeleza a tua mesa

G é a gelatina, é bem saudável, imagina!

H é a hortelã que dá sabor ao teu chá

I é o iogurte que toda a gente "curte"

J é a jardineira que fez a cozinheira

L é o leite, bebê-lo é um deleite

M é a maçã  que deves comer de manhã

N é a noz que dá energia a todos nós

O é o ovo que come o velho e o novo

P é o peixe que a nossa barriga enche

Q é o queijo que no pão eu sempre vejo

R é o repolho que para a sopa eu colho

S é a sardinha, seja grande ou pequenininha

T é o tomatinho que eu como partidinho

U são as uvas que eu apanho com luvas

V é a vagem que na nossa digestão faz uma viagem

X é o peixe xaréu, não o conheces nem eu

Z é o zimbro, será que ajuda o meu ombro? 

Sem comentários:

Enviar um comentário