quarta-feira, 11 de outubro de 2023

O texto descritivo

Ontem voltámos a relembrar as características do texto descritivo. Este texto, se for bem elaborado,  apresenta-nos uma pessoa, um animal, um objeto, uma paisagem de tal maneira que os conseguimos visualizar perfeitamente.

Hoje, depois de cada um ter feito a descrição de uma menina apresentada no quadro, fomos fazer o mesmo, para a mesma imagem, mas desta vez, em conjunto.


Leonor, a amiga da Natureza

A Leonor é uma menina de oito anos, pequena e magra que vive numa quinta, rodeada de Natureza.

Tem um cabelo castanho, longo e sedoso e, como adora a Natureza, enfeita-o sempre com flores. Na primavera e no verão usa flores naturais que apanha nos seus passeios e quando elas faltam, ela própria as faz com papel, plástico ou bocadinhos de tecido ou lã.

No seu rosto pequeno, redondo, de bochechas rosadas sobre um tom claro, apesar de apanhar tanto sol, brilham dois olhos pequeninos, redondos e azuis como o céu, sobre um nariz pequeno, arrebitado e coberto de sardas. A sua boca, apesar de pequena, apresenta-se sempre num grande sorriso que nunca se extingue.

As suas mãos pequenas e macias estão muitas vezes sujas pois ela adora explorar a Natureza levantando pedras e galhos, trepando árvores e muros ou escavando a terra para plantar ou semear, para criar habitats para os pequenos animais. 

Será difícil vê-la de vestido ou saia porque ela adora aventurar-se e movimentar-se à vontade, por isso, os calções ou o macacão são as suas roupas favoritas e mais usadas.

A Leonor é muito ativa, anda sempre numa corrida e a saltitar. A mãe até lhe chama "Saltote"! 

É uma menina sensível, observadora, perspicaz, muito protetora da Natureza. Tem uma capacidade única e peculiar, pois consegue comunicar com os animais! Passa tempos infinitos sentada numa rocha ao lado de um carreiro de formigas, deitada na relva, com o nariz colado a uma joaninha ou a um caracol ou sentada num ramo de uma árvore, cantando com os pássaros.

Quando lhe perguntam o que quer ser quando for grande, responde, sem hesitação:

- "Quero ser cuidadora da Natureza!"

Sem comentários:

Enviar um comentário