terça-feira, 17 de outubro de 2023

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

Hoje,  17 de outubro, assinalamos o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Este Dia foi proclamado pela ONU  a 22 de dezembro de 1992 e teve origem em 1987, quando se reuniram 100 000 pessoas na Praça dos Direitos Humanos e Liberdades, em Paris, na inauguração de uma pedra em homenagem das vítimas da pobreza, fome, violência e medo. Nessa pedra está escrito: «Onde homens e mulheres são condenados a viver na pobreza, os direitos humanos são violados. Unirmo-nos para garantir que esses direitos sejam respeitados é nosso dever solene».

Para falar deste dia e da necessidade de erradicar a pobreza, fomos conhecer a «Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável» e os seus 17 objetivos (ODS).

Como todas as outras turmas da escola, criámos 2 cartazes onde uma frase foi ilustrada por todos. 

Depois de explorar o Manifesto contra a Pobreza, no computador, começamos a trabalhar num documento colaborativo onde eram apresentados os 17 ODS.

As grandes decisões são dos governos mas nós podemos contribuir com pequenos gestos que podem fazer a diferença. 

O ano passado tivemos oportunidade de enviar livros, mochilas, material escolar e brinquedos para uma escola da Guiné. Junto ia um saco cheio de postais feitos por nós e pelo 3.º B, que fora depois distribuídos pelos nossos amigos de lá. Ficámos muito felizes quando recebemos as fotografias!

Esta escola é apoiada por um projeto europeu, Projeto Malmon. Este projeto intervém em 15 aldeias da Guiné-Bissau onde se pratica o cultivo do arroz de mangal, ajudando-os a aumentar a produtividade,  a melhorar as suas condições de vida e a torná-los capazes de influenciar as decisões políticas e as intervenções de desenvolvimento.  

Como diz a sua página, neste projeto, "acredita-se num mundo justo e igualitário, na amizade e reciprocidade, na igualdade de género, na soberania alimentar e agroecologia, na intelectualidade camponesa e na ciência popular, no desenvolvimento participativo de tecnologias que não agridam o meio ambiente e a saúde humana e animal, e no valor da agricultura como profissão e meio de vida." 

Esta partilha e articulação entre nós vai continuar este ano com a recolha e envio de mais material e de mais postais. A campanha foi lançada neste dia simbolicamente mas será nas férias de Natal que vamos organizar e enviar os materiais.
É bom poder ajudar a contribuir para um mundo melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário