sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Dia Mundial das Zonas Húmidas

Hoje, dia 2 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas, e, mais uma vez, assinalamos a data na turma.

Este dia assinala-se desde a "Convenção Sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat de Aves Aquáticas», realizada a 2 de fevereiro de 1971, na cidade Ramsar, no Irão, e pretende alertar para a importância da preservação destes ecossistemas, reforçando a importância que estes têm para a existência de vida no nosso planeta. Portugal integrou a Convenção Ramsar em 1981, contando agora com mais de 30 Sítios classificados

O tema de 2024 «Zonas Húmidas e Bem-estar Humano», lembra como as zonas húmidas e a vida e atividade humana estão interligadas e salienta a importância de cada um assumir um compromisso de defesa destes nossos ecossistemas. 

Relembrámos que as zonas húmidas podem ser de água corrente (rios, ribeiras;...) ou de água parada ou estagnada (lagos, charcos, pântanos, ...), que podem ser naturais ou artificiais, de água doce ou de água salgada (até 6 metros de profundidade), que podem ser permanentes ou temporárias,...

Estes ecossistemas são importantes para a conservação da biodiversidade porque abrigam e alimentam muitas espécies. Para além disso, fazem parte do ciclo da água e ajudam a regular o clima e a mitigar as alterações climáticas. 

As zonas húmidas são influenciadas pela temperatura, o vento e a vegetação. A poluição, como em todos os ecossistemas, é uma das principais ameaças pois põe em risco a biodiversidade destes locais.

Começámos este dia a ver e a explorar vídeos,

fizemos improvisações em grupo, dinamizámos um debate (um grupo de ambientalistas e outro de construtores) e visitámos o nosso charco da escola.


 O dia terminou com as ilustrações que representaram ecossistemas de Zonas Húmidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário