quarta-feira, 20 de março de 2024

Carta aos humanos

Na nossa turma aproveitamos todas as oportunidades para trabalhar a escrita. Umas vezes escrevemos apenas para nós, outras vezes, respondendo a concursos, por exemplo. Hoje foi uma destas situações, respondendo ao desafio lançado pela Ajudaris para o tema "Planeta". Resolvemos escrever uma carta da Terra aos humanos. A ideia era apresentar tudo o que o Homem está a fazer de mal no planeta e imaginar o que o planeta sofre. 

Olá, humanos!

Escrevo-vos esta carta como um grito, pedindo-vos ajuda!

Estou a sofrer! Estou muito poluído, no solo, na água e no ar! Nos meus rios já não corre água límpida e cristalina e os peixes já não os habitam. No mar os microplásticos confundem-se com a areia e com o plâncton, pondo em risco a as criaturas marinhas. E já nem falo das marés negras que prendem gaivotas numa morte lenta!

O ar que me rodeia está carregado de partículas de poeiras, de dióxido de carbono, e reparem que passear ao ar livre já não tem o mesmo sabor.

O verde das florestas transformou-se no preto dos incêndios ou no cinzento das construções e os habitantes da natureza desesperam por não ter alimento nem habitat. Assisto impotente a uma contagem decrescente para a extinção de muitas espécies.

As espécies autóctones estão   ameaçadas pelas exóticas que tu trouxeste de outras terras por achares bonitas e que agora estão a destruir toda a biodiversidade que durante milhões de anos eu consegui.

Estou a sofrer porque vejo as estações do ano todas baralhadas e desastres naturais a acontecer, cada vez com mais frequência.

vossa pegada ecológica está cada vez maior. Os meus recursos estão a esgotar-se de forma assustadora e o dia de sobrecarga da Terra chega cada vez mais cedo, pondo em risco o futuro, o vosso e o meu! 

Por favor, cuidem de mim! Por favor, repensem os vossos hábitos e as vossas ações. Se cada um mudar e se passar a informação, talvez eu consiga curar algumas das minhas feridas e recuperar...

Como despedida, só uma chamada de atenção: eu preciso de vocês, mas vocês precisam muito mais de mim! Eu sou o único local que têm para habitar! 

Um abraço da vossa amiga,

Terra.

1 comentário: