quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Antecipando o Dia de Darwin

Este ano tivemos de antecipar o Dia dos Afetos e o Dia de Darwin porque o Carnaval nos deu uns dias sem escola.

Hoje voltámos à equipa Bibliolab para uma atividade a propósito do Dia de Darwin.

A propósito deste dia, no 1.º ano começámos a tentar perceber o que faz um cientista e depois fomos conhecer Darwin.

No 2.º ano voltámos a falar de diversidade e evolução e partilhamos as fotografias dos nossos gatos e cães .

No 3.º ano, voltámos aos cães, deste vez para tentar perceber a sua origem e, num documento colaborativo, apresentámos os nossos cães. A nossa hipótese era que os cães descendiam dos lobos. Pudemos confirmar depois essa hipótese com a atividade realizada com a investigadora de cães Dra. Graça Lopes.

Hoje foi dia de relembrar o que sabíamos sobre Darwin: foi um naturalista que fez uma grande viagem onde falou com pessoas especialistas em algumas áreas, por exemplo, criadores de pombos, pastores,... Leu muito para investigar e e também apresentou as suas descobertas em livros. 
Para perceber a Teoria da Evolução que ele apresentou, fizemos a atividade simulando uma floresta onde, depois de um incêndio, só havia invasoras. Esta floresta era habitada por uma espécie especial, "pintarolas coloridas".

 Durante a atividade foram capturadas pelos predadores que fomos nós.

Fomos "caçando" pintarolas e fazendo os registos no quadro. As pintarolas de cor roxa, rosa, verde e laranja foram desaparecendo até se extinguirem, mas as amarelas não, o seu número foi sempre aumentando.

Tentámos perceber porquê e a nossa ideia era que elas se camuflavam no meio das flores das mimosas. Ao logo da atividade percebemos que a biodiversidade intraespecífica foi diminuindo, ao ficar só a variedade de pintarolas amarelas.

A seguir imaginámos um cenário de eucaliptos. Pela primeira experiência achamos que as primeiras a extinguir-se poderiam ser as amarelas, pelo contraste de cor, e que no fim restariam as verdes, perdendo-se a biodiversidade da espécie. Como o material ficou lá na sala, quando voltarmos às aulas vamos poder testar e verificar se a nossa hipótese se confirma!

  

1 comentário:

  1. Que belo resumo! Fico curiosa para saber os resultados da vossa experiência na floresta de eucaliptos e biodiversa! E já agora, acham que depois podem explicar porque é que as pintarolas ficaram todas amarelas falando da seleção natural?Assim,vquem não souber o que é isso ficaria a saber...o que acham?

    ResponderEliminar